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Problemática

A didática das línguas tem se desenvolvida como área de investigação desde há mais de cinco décadas em Portugal; e a formação massiva dos professores e dos profissionais de educação começou nos finais dos anos 80 numa ação conjunta da FLUL e da FPCE. Passado este tempo, um evento em didática das línguas estrangeiras , que tem ocupado um lugar bastante importante na formação dos professores, serve de oportunidade para reunir profissionais e estudantes que trabalham nesta campo e de proceder a um estado de arte desta disciplina em Portugal. O presente evento serve também para refletirmos sobre os caminhos a seguir no futuro, onde os alunos surgem rodeados de aparelhos tecnológicos e num momento em que se exige cada vez mais competências digitais.

Cientes, pois, das novas exigências com que educadores e formadores se deparam no processo de ensino-aprendizagem de línguas não maternas, que consequências trarão estes avanços tecnológicos no desempenho de papéis de cada ator educativo?

 

Os objetivos do Encontro são:

  • Celebrar os 30 anos de formação de Professores na FLUL;
  • Desenvolver o estado da arte da didática das Línguas Não Maternas numa perspetiva diacrónica e sincrónica;
  • Refletir sobre o ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras;
  • Valorizar a importância do papel dos professores cooperantes;
  • E promover o contacto e partilha de práticas de professores e formadores em LE/L2.

Os eixos temáticos dos trabalhos são:

  • Ensino-aprendizagem das Línguas Não Maternas – Geral e para Fins Específicos
  • Ensino-aprendizagem das Línguas Não Maternas e Desafios tecnológicos
  • Formação de Professores de Línguas Não Maternas
  • Produção e avaliação de recursos técnico-pedagógicos